Serviço Social

Bacharelado

Perfil Profissional
O curso de Serviço Social prepara o(a) Assistente Social para elaborar, implementar, executar e avaliar Políticas Sociais junto a órgãos da administração pública direta ou indireta, empresas privadas, Organizações Não Governamentais, Organizações do Terceiro Setor e Organizações Populares. Atua também, na elaboração, coordenação, execução, monitoramento e avaliação de planos, programas e projetos sociais, bem como, presta orientação social a pessoas, grupos e famílias para identificar recursos e fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos. O/a Assistente Social atua também na prestação de serviços de assessoria e consultoria aos Governos Municipais, Estaduais, Federal, empresas privadas e outras entidades que atuem no âmbito de Políticas Sociais , como também aos movimentos sociais, dentre outras competências.

Campo de Atuação
O espaço de atuação profissional do Assistente Social se insere no âmbito das políticas sociais e sua atuação se dá em várias áreas. No campo da saúde, é comum a presença de profissionais atuando em hospitais, nos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS), nas policlínicas e nas maternidades. Na área da assistência social, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem absorvido os profissionais nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializadas da Assistência Social (CREAS). No âmbito da Previdência Social, sua atuação possibilita o acesso, a conquista e a ampliação de benefícios sociais, na estrutura das diversas entidades e órgãos municipais, estaduais e federais voltados ao atendimento da população. No âmbito sócio-jurídico atua nas Penitenciárias, nos Juizados, nos Conselhos Tutelares e no Ministério Público. A atividade acadêmica é um dos campos de atuação mais promissores, seja quanto ao ensino, quanto à pesquisa. O mercado de trabalho se expande a cada ano e o Assistente Social vem atuando nas políticas de habitação, educação, meio ambiente, idosos, criança e adolescente, mulheres dentre outras áreas. Trabalha em organizações não-governamentais e em empresas privadas com ações voltadas à responsabilidade social.

Diferencial
Currículo em estreita sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais, corpo docente composto por Mestres e Doutores, único curso presencial oferecido fora da Capital do Estado a ter um laboratório de práticas e estágio interno, o Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais (LEPPS).

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado a funcionar pela Portaria nº 1617, do Ministério da Educação, publicada em 13/11/09.
  • Reconhecido através da Portaria nº 40, do Ministério da Educação, publicada em 14/02/13.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 820, publicada em 30/12/14.
  • Regime Escolar: Seriado semestral Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada)

Gostaria de mais informações sobre o curso?