Engenharia de Produção

Bacharelado

Perfil Profissional
O Engenheiro de Produção é competente para trabalhar desde o projeto do produto, dos processos de fabricação e das instalações necessárias para tanto, bem como nos aspectos estratégicos, tais como o planejamento de investimentos, análise de negócios e a gestão de tecnologias. Participam da integração dos diferentes elos de uma cadeia produtiva, buscando um planejamento cooperativo entre empresas, clientes e fornecedores, visando oferecer produtos com alta qualidade, baixos custos e inovadores, sempre atentos aos diferentes mercados. É, ainda, capaz de promover a transposição dos conceitos originários da manufatura para as empresas de serviços.

Campo de Atuação
Atua em vários setores, tais como as indústrias em geral (papel, fármacos, vestuário, automóveis, eletrodomésticos, equipamentos, alimentos, móveis, etc.), bem como em empresas de serviços, a exemplo das empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, consultoria em qualidade e hospitais, dentre outras. Está presente, também, nas instituições e empresas públicas responsáveis pela oferta de infraestrutura e, ainda, em empresas privadas de diversos setores, tais como os de petróleo, telefonia e siderurgia. Exerce relevante função na gestão da produção e da qualidade; na gestão econômica, estratégica, organizacional e ambiental; e na gestão da pesquisa operacional e do conhecimento organizacional.

Diferencial
Apresenta uma dinâmica curricular que proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação profissional no campo da Gestão de Petróleo e Gás, na Gestão Industrial da Produção, bem como na Gestão de Serviços. Outro destaque trata-se dos Estágios Curriculares a partir do quinto período.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 119, do Ministério da Educação, publicada em 15/03/13.
  • Regime Escolar: Seriado semestral Turno: Noite (1ª. entrada) / Manhã (2ª. entrada)

Gostaria de mais informações sobre o curso?