Engenharia Ambiental

Bacharelado

Perfil Profissional
O Engenheiro Ambiental é o profissional apto para realizar trabalhos inerentes à gestão e ao planejamento ambiental, bem como na análise e na aplicação de tecnologias utilizadas na concepção e execução de projetos ambientais. Através da avaliação de impactos ao meio ambiente, promove soluções que visem à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.

Campo de Atuação
Por se tratar de uma profissão fortemente demandada, o mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é bastante vasto. No cenário atual, momento em que se busca minimizar os impactos e propor soluções mais limpas, o profissional desta área pode atuar como consultor e/ou projetista autônomo, bem como em órgãos públicos de fiscalização, regulação e planejamento. Atua, também, nas empresas estatais e privadas, sobretudo em indústrias de segmentos passíveis de maior atenção ambiental, além de universidades (ensino e pesquisa) e em agências de desenvolvimento tecnológico. Diante desse quadro, estima-se a abertura de inúmeros postos de trabalho para o Engenheiro Ambiental em todo o país, onde se constata que a oferta de trabalho é maior do que aquela que o mercado atual é capaz de suprir, assegurando ao profissional a oportunidade de efetiva atuação na área do curso.

Diferencial
Moderna dinâmica curricular com até cerca 20% da carga horária em estágio e atividades como: cursos, palestras, seminários e congressos na área, o que permitirá a avaliação de impactos ao meio ambiente, promover soluções que visem à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 1617, do Ministério da Educação, publicada em 13/11/09.
  • Reconhecido através da Portaria nº 428, do MEC/SESu, publicada em 20/07/14.
  • Regime Escolar: Seriado semestral Turno: Noite (1ª. entrada) / Manhã (2ª. entrada)

Gostaria de mais informações sobre o curso?