Enfermagem

Bacharelado

Perfil Profissional
O Enfermeiro é cidadão e profissional da saúde que desenvolve ações de enfermagem, desde o nível preventivo até a reabilitação da saúde, com competências para educar, cuidar, gerir e pesquisar nos níveis individual e coletivo, respeitando as necessidades integrais dos indivíduos nas diferentes fases do ciclo vital e para  intervir no processo saúde-doença, em seus determinantes bio-psico-sociais e no perfil epidemiológico regional e nacional, contribuindo efetivamente para a elevação dos indicadores de saúde e qualidade de vida da população.

Campo de Atuação
O enfermeiro(a) ocupa posição de destaque no gerenciamento e assistência à clientela das unidades de saúde da família (USF´s), e no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Pode atuar como gestor de serviços públicos e privados de saúde e prestar assistência ao indivíduo e família, a nível domiciliar e/ou hospitalar. Poderá atuar como profissional liberal em clínicas de imunização, especializar-se em campos de atuação como saúde pública, terapia intensiva, enfermagem do trabalho, entre outras e ainda, optar pela carreira acadêmica em nível de mestrado, doutorado e docência em cursos profissionalizantes e de graduação em enfermagem.

Diferencial
Estrutura curricular inovadora - o currículo integrado - organizado em módulos e unidades temáticas, com atividades de ensino-aprendizagem interdisciplinares, abordando conhecimentos das ciências humanas, sociais, exatas e biológicas em articulação com as ciências da saúde e da enfermagem. Além disso, o aluno vivencia atividades  teórico-práticas desde o primeiro módulo do curso em diferentes cenários de aprendizagem tais como: indústrias, SAMU, comunidade, unidades básicas de saúde, escolas, creches, policlínicas, hospitais, como também nos modernos laboratórios da Asces-Unita.

  • Duração (mínima e máxima): 04 anos e meio a 08 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n 4.336, do Ministério da Educação, publicada em 13/12/05.
  • Reconhecido através da Portaria nº 475, do MEC/SESu, publicada em 01/04/09.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 820, publicada em 30/12/14.
  • Regime Escolar: Seriado Semestral. Turnos: Manhã e Noite (1a. entrada) / Manhã (2a. entrada).
  • Organização Curricular: Por módulos e unidades temáticas (Currículo Integrado)

Gostaria de mais informações sobre o curso?