Educação Física

Bacharelado

Perfil Profissional
O bacharel em Educação Física é o profissional da área de saúde, especialista em atividades físicas nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais. O bacharel em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional nos campos de intervenção de Avaliação e Prescrição de Exercícios (Preparação Física e Avaliação Física), Atividade Física na Promoção da Saúde (Orientação de Atividades Físicas), Gestão e Promoção do Lazer (Recreação em Atividade Física e Organização de Eventos) e Gestão e Treinamento Esportivo (Gestão Esportiva e Treinamento Esportivo).

Campo de Atuação
Atua em academias, empresas, hospitais, clínicas, centros comunitários, hotéis, associações, parques, federações, clubes, centro de treinamento esportivo, instituições públicas e privadas que promovam atividades físicas. O Profissional de Educação Física poderá atuar nos espaços onde promovam a prática da atividade física seja no âmbito da Promoção da Saúde, do Esporte e do Lazer, sendo estes: academias de ginástica e musculação, clubes e associações esportivas e de lazer, empresas públicas e privadas, parques e praças públicas, hospitais, hotéis, condomínios, centros de estética, SPA’s, asilos, centros e laboratórios de pesquisas, dentre outros. Planeja e organiza eventos esportivos, bem como presta serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizando treinamentos especializados e elaborando informes técnicos e científicos nas áreas de atividades físicas e do desporto, além de trabalhar com marketing esportivo.

Diferencial
Referência no país para a intervenção na área da saúde, a formação do curso contempla a avaliação, prescrição e supervisão de exercícios físicos com atendimento individualizado (personal Trainer) como também a promoção da atividade física comunitária. Destacam-se também os campos do lazer e do esporte. Neles, são construídas bases sólidas para o treinamento e preparação física e técnica de atletas e equipes; iniciação esportiva; recreação e entretenimento; gestão de projetos esportivos, além do incentivo ao empreendedorismo.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 3.171, do Ministério da Educação, publicada em 05/11/03.
  • Reconhecido através da Portaria nº 480, do MEC/SESu, publicada em 07/07/08.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 01, publicada em 09/01/2012.
  • Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Gostaria de mais informações sobre o curso?