Olá, galera!

Hoje estamos aqui para falar de um dos cursos que deu origem a Asces-Unita: o bacharelado em Odontologia.

A Asces-Unita, instituição marcada pelo pioneirismo, criou o primeiro curso de Odontologia do interior do Norte-Nordeste do Brasil. Em 60 anos de existência, o curso já formou centenas de profissionais altamente qualificados. Sendo a primeira instituição de ensino privada a implantar um Centro de Especialidades Odontológicas – CEO (parceria Brasil Sorridente do Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru-PE) oportunizando atividades de estágio também na média complexidade. 

O curso de Odontologia enfatiza o perfil do Cirurgião-Dentista com formação generalista, crítica, reflexiva e humanista, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. O profissional desenvolve ações que promovem a saúde do indivíduo, estando apto a intervir, prevenindo ou tratando afecções patológicas, com especial ênfase na cavidade bucal, o que realiza com base no rigor técnico  e científico. Atua em consultórios particulares, clínicas especializadas, creches, escolas, centro de pesquisa, unidades de saúde pública, além de entidades privadas, dentre outros.  

A instituição dispõe de laboratórios que visam preparar o estudante para o exercício da profissão. No Campus I, a ASCES possui três clínicas odontológicas com equipos separados por biombos, adequadas para atendimento aos pacientes; laboratório Pré-Clínico multidisciplinar, e também, centro de esterilização. 

Além disso, tem ações de extensão realizadas pelos projeto Asa Branca, com atividades realizadas há mais de 10 anos no diagnóstico, prevenção  e tratamento do câncer de boca, projeto Mestres do Sorriso, com atividades lúdicas e preventivas direcionadas ao paciente infantil em ambiente nosocomial, projeto Saúde Bucal Hospitalar com atividades articuladas com o Curso de Enfermagem em unidades de terapia intensiva, projeto Tratamento Restaurador Atraumático – ART, com atividades de prevenção e diagnóstico precoce da cárie e restaurações pela técnica do ART em comunidades vulneráveis, projeto Semeando Saberes, que trabalha com hortas comunitárias em ambiente escolar numa perspectiva de educação popular também em saúde bucal numa visão interdisciplinar  e o projeto Geplan Bucal, com atividades de gestão, epidemiologia e planejamento em saúde bucal.

Conheça ainda mais sobre o curso no vídeo!