Olá, pessoal!

Hoje estamos aqui para te contar um pouco mais sobre o pioneiro curso de Engenharia Ambiental, o primeiro da área no interior de Pernambuco.

A Engenharia Ambiental é definida como o ramo da engenharia que se preocupa com a proteção do meio ambiente, sobretudo contra os efeitos potencialmente adversos das atividades humanas.

O Engenheiro Ambiental é o profissional apto para realizar trabalhos inerentes à gestão e ao planejamento ambiental, bem como na análise e na aplicação de tecnologias utilizadas na concepção e execução de projetos ambientais, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.

Moderna dinâmica curricular com até cerca 20% da carga horária em estágio e atividades como: cursos, palestras, seminários e congressos na área, o que permitirá a avaliação de impactos ao meio ambiente, promover soluções que visem à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.

Dentre as diversas disciplinas e áreas temáticas do curso, destacamos aquelas voltadas para a Ecologia, Educação Ambiental, Meteorologia e Climatologia, Gestão de Resíduos Sólidos, Tratamento de Efluentes Industriais, Direito Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Estudos de Impactos Ambientais e Gerenciamento da Qualidade do Ar.

Por se tratar de uma profissão fortemente demandada, o mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é bastante vasto. No cenário atual, momento em que se busca minimizar os impactos e propor soluções mais limpas, o profissional desta área pode atuar como consultor e/ou projetista autônomo, bem como em órgãos públicos de fiscalização, regulação e planejamento. O Engenheiro Ambiental em todo o país, onde se constata que a oferta de trabalho é maior do que aquela que o mercado atual é capaz de suprir, assegurando ao profissional a oportunidade de efetiva atuação na área do curso.

E aí, o que achou? Quer conhecer ainda mais sobre o curso? Visite a página de Engenharia Ambiental clicando aqui.