Com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e os vestibulares à porta, os feras que irão se
preparar para a redação não podem esquecer uma questão principal: a estrutura textual. Hoje,
vamos começar com uma lista das 3 coisas que você não pode esquecer quando for produzir a sua
redação no próximo domingo (03) e também no dia do Vestibular da Asces Unita:

1- Primeiro entenda o TEMA DA REDAÇÃO:
Em diversas provas que contém a produção textual como parte da avaliação, poucos são os que se
preocupam em, definitivamente, entender o tema detalhado para, então, escrever. Seja um
desses poucos, pois a proposta de redação pode surgir com algum tipo de trocadilho e, por falta de
atenção, o(a) candidato(a) pode acabar tangenciando a temática. Por exemplo, no ENEM 2015,
quando veio a discutir sobre “A persistência da violência contra a mulher (…)”. A questão
aqui é entender que o tema pede sobre a continuidade de agressões a mulheres, não sobre a
prática em si e o porquê de ocorrer no meio social.

2- Planejamento é tudo:
Dispense euforias. Não comece a escrever assim que pegar a sua prova e observar o tema.
Escreva, em tópicos, sobre as possíveis abordagens que podem ser feitas sobre a proposta de
redação. Dessa maneira, você vai conseguir manter uma organização tanto na mente quanto no
texto, pois elencou as ideias e selecionou aquilo que pode ser potencial para o seu texto. Então,
siga a sequência: 1- liste ideias; 2- interligue tópicos; 3- selecione o que pode ou não ir ao texto;

4- comece a escrever os parágrafos;

3- Revise as estruturas textuais:
Entender, compreender e interpretar cada função dos parágrafos da redação é uma
responsabilidade importante para o(a) candidato(a). Busque, de maneira gradual, entender os
limites entre os parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Cuidado para não
misturar as maneiras de estruturar cada parágrafo, pois, apesar de estarem no mesmo texto,
desempenham objetivos diferentes e isso requer atenção dobrada. Logo, lembre-se que a
introdução é o lugar onde, resumidamente, será apresentado o problema geral. No
desenvolvimento, tais questões serão aprofundadas – a estratégia argumentativa. Por fim, na
conclusão, há a proposta de intervenção, onde pretende ser o lugar de solução dos problemas
apresentados.

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