Hoje é o dia dos que têm como missão compartilhar o saber. O professor, além de transmissor de conhecimento, é também um orientador, pois estimula os alunos na construção individual, nos valores, conceitos, atitudes e habilidades. Parafraseando Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

E ninguém mais apropriado para falar o seu sentimento em relação aos mestres como os nossos estudantes. Para Leonardo Cícero, o despertar do senso crítico é uma das principais missões de quem compartilha o saber. “O professor é o profissional mais importante na construção de uma sociedade mais igualitária. Com a capacidade de ensinar, ele consegue ajudar a criar um senso crítico em cada um dos alunos”, declara.

Já para Izabelly Vasconcelos, o agradecimento é pelo dom de transformar vidas. “Professor acima de tudo transforma, por isso, nesse dia não poderíamos desejar apenas nossos parabéns, mas também agradecer por transformar nossas vidas. Eles assumem o papel de educar, mas também nos ajudam a ser pessoas melhores”, reconheceu.